Being As Communion, de William Dembski

Being As Communion, a Metaphysics of Information
de William Dembski (237 páginas)

Being As Communion procura estabelecer uma metafísica da informação, dentro da qual o Design Inteligente seja compreensível e digno de confiança. Apesar do livro fazer parte de uma trilogia, composta também por The Design Inference e No Free Lunch, ele também pode ser lido sem referência aos outros. Para quem não é familiar com o trabalho de Dembski, recomenda-se a leitura de Being As Communion antes dos outros dois livros da trilogia, a fim de ter uma visão mais conveniente sobre o projeto intelectual e científico do Design Inteligente.

A vida intelectual contemporânea é dominada por uma metafísica materialista, e nela o Design Inteligente se torna praticamente incompreensível, pois ele faz uso de uma metafísica irredutível a noções materialistas da realidade. Ao contrário da metafísica materialista que já predefine o mundo em categorias materiais, a metafísica desenvolvida no livro liberta o questionamento científico, permitindo que a ciência siga as evidências para onde elas forem.

Para que uma coisa seja real, ela deve ser capaz de se comunicar com outras coisas. Sendo assim, então o problema da “existência” já tem uma solução imediata: existir é estar em comunhão, e estar em comunhão é trocar informação. Por isso, a ciência fundamental que deve ser a base para todas as outras ciências é uma teoria da comunicação, e não uma teoria atomista, reducionista e mecanicista de partículas ou outras entidades cegas. Dentro dessa teoria da comunicação, o objeto próprio de estudo não são as partículas, mas sim as informações trocadas entre as entidades — entidades essas que devem ser definidas conforme a sua habilidade de comunicar informação. Esse quadro metafísico geral faz jus à promessa de John Wheeler, Paul Davies e outros, que entendiam que a informação substituiria a matéria enquanto “substância primária do mundo”, e que com ela, “teríamos chegado à metáfora certa que iria unificar as ciências”. Neste livro, o matemático e filósofo William Dembski oferece um panorama geral e não técnico do seu trabalho sobre informação.

Capítulo 1 — The Challenge of a Material World
Capítulo 2 — Free Will: The Power of No
Capítulo 3 — Information as Ruling Out Possibilities
Capítulo 4 — Possible Worlds
Capítulo 5 — Matrices of Possibility
Capítulo 6 — Measuring Information
Capítulo 7 — Information Theory
Capítulo 8 — Intelligence vs. Nature?
Capítulo 9 — Natural Teleological Laws
Capítulo 10 — Getting Matter from Information
Capítulo 11 — The Medium and the Message
Capítulo 12 — Embodiment and Transposition
Capítulo 13 — Energy
Capítulo 14 — An Informationally Porous Universe
Capítulo 15 — Determinism
Capítulo 16 — Contingency and Chance
Capítulo 17 — Search
Capítulo 18 — Conservation of Information
Capítulo 19 — Natural Selection
Capítulo 20 — The Creation of Information
Capítulo 21 — A World in Communion


Referências

William Dembski, Being As Communion: A Metaphysics of Information. Ashgate Publishing Company, 2014.

Site do livro beingascommunion.com.

Site da Amazon para compra do livro.

Entrada sobre o livro Being As Communion na WikiTDI.

Anúncios