Capítulo 2 — Free Will: The Power of No


Being As Communion, a Metaphysics of Information
de William Dembski (237 páginas)

O capítulo 2 trata da relevância que a noção de livre arbítrio (ou livre agência) tem sobre a compreensão do mundo, a qual seria irredutível somente à necessidade física ou ao acaso.

Uma livre agência é sempre responsável pelas suas ações, sendo capaz de identificar possibilidades de ação, deliberar sobre seus efeitos e escolher uma dessas possibilidades por decisão própria à luz de seus valores. É em razão disso que a ação tomada por uma livre agência pode ser admirada ou culpabilizada, dependendo dos efeitos da ação ou das motivações do agente. Porém, nada disso faria sentido sob uma visão materialista do mundo, que vê tudo sob os olhos de constituição material e leis naturais rígidas, impossíveis de serem violadas. No materialismo, o agente não consegue agir diferente das leis físicas às quais está sujeito em razão da sua constituição material. Portanto, nenhum agente é realmente livre, incluindo os seres humanos.

No entanto, o verdadeiro poder da livre agência é o poder de vetar. Se um pensamento ocorre a um agente, então ele tem o poder de dizer “não” e interromper seu curso de ação. Em resumo, livre agência é a liberdade de não fazer. Essa compreensão não seria só consoante com a teoria da informação, mas também com a ética judaico-cristã. Nesse sentido, é possível dizer que a liberdade humana é expressa pela negação de possibilidades, e que essa liberdade é renunciada quando se recusa em negar possibilidades, ou na insistência em manter todas as opções abertas. Assumindo o materialismo, que nega a liberdade de escolha do agente, então as próprias opções para compreender o mundo ficam limitadas ao mundo material, se tornando elas mesmas determinadas por leis naturais.

Próximo capítulo:
Capítulo 3 — Information as Ruling Out Possibilities

Capítulo anterior:
Capítulo 1 — The Challenge of a Material World

Link do índice:
Indice


Referências

William Dembski, Being As Communion: A Metaphysics of Information. Ashgate Publishing Company, 2014, pp. 11-16.

Site do livro beingascommunion.com.

Site da Amazon para compra do livro.

Entrada sobre o livro Being As Communion na WikiTDI.

Anúncios